Rondônia
Moradores do Porto Madero I são orientados sobre manuseio de extintores de incêndios
Compartilhe:
Orientações foram dadas durante oficina promovida pela Semur e Corpo de Bombeiros Militar
Moradores do condomínio popular Porto Madero I, no bairro Nova Esperança, Zona Sul de Porto Velho, foram orientados sobre o manuseio eficiente de extintores de incêndios. As orientações foram dadas durante oficina promovida no último sábado (10/11), pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar.
A ‘Oficina de Treinamento para Manuseio de Extintores de Incêndio’ aconteceu nas dependências do próprio condomínio. O objetivo é orientar as famílias sobre práticas de prevenção a acidentes, além da manutenção e forma adequada de instalação no interior dos apartamentos. Destaque também para a prevenção de acidentes decorrentes do mau uso desses equipamentos.
A equipe do Corpo de Bombeiros, composta pelo Sargento Renato Rodrigues da Silva e do Soldado Carlos Eduardo Leite, instruiu as famílias sobre as diversas classes de incêndio, a identificação e manuseio dos três tipos de extintores e como agir diante dos focos de incêndios no âmbito doméstico, especificamente em acidentes com botijas de gás de cozinha.
A instrução contemplou ainda noções de autoproteção e procedimentos seguros de resgate, quando necessários em casos críticos. A equipe interagiu com os participantes, chamando a atenção principalmente das crianças, que fizeram perguntas sobre situações do cotidiano, em que muitos hábitos aparentemente inofensivos ocasionam acidentes graves com o fogo.
Depois da parte teórica, a equipe realizou simulações com orientação de como proceder com segurança em caso de escape de gás de cozinha e manuseio de extintores. Os participantes, após as orientações técnicas e práticas, se voluntariaram para participar da simulação, seguindo todas as normas de segurança.
A titular da Semur, Márcia Luna, falou da importância desse tipo de treinamento a quem mora em condomínio, uma vez que, segundo ela, os moradores ainda estão se adequando a esse modelo de moradia. “Ter noções básicas de técnicas com extintores e de como agir diante a acidentes domésticos, é fundamental para salvar vidas e evitar danos maiores”, concluiu a secretária.
De acordo com a Secretária, a Oficina é parte do Eixo Mobilização, Organização e Fortalecimento Social, estabelecido pelo Ministério das Cidades, para a execução do Trabalho Social realizado junto às famílias beneficiárias dos Programas Minha Casa Minha Vida.